Exercícios ou treinos aeróbicos é qualquer forma de atividade física que é realizada no mínimo por 12 minutos. São exemplos dos principais exercícios aeróbicos: Andar, correr, nadar e pedalar.
Os músculos conseguem manter-se em atividade, pois recebem um suprimento constante de oxigênio, enquanto a energia de que precisam é fornecida pelas reservas orgânicas de glicose, glicogênio e gorduras.
Exercícios aeróbicos são atividades mais adequadas para melhorar o nível do condicionamento físico, principalmente o desempenho e eficiência do coração, pulmão e músculos, por que eles precisam trabalhar mais para aumentar a quantidade de sangue rico em oxigênio que circula pelo corpo e irriga os músculos.
Como o esforço feito pelos músculos não é muito grande, há oxigênio suficiente para atender suas exigências.
RECOMENDAÇÕES PARA INICIAR A FAZER EXERCÍCIOS AERÓBICOS
- Iniciar o treinamento devagar e ir aumentando a intensidade, durante algumas semanas.
- Exercitar-se até acelerar os batimentos cardíacos e ficar ligeiramente ofegante, mas não até ficar sem fôlego. Inicialmente, exercitar-se continuamente por pelo menos 20 minutos, em dias alternados, 3 vezes por semana.
- Aumentar em cerca de 10% o tempo ou a distância a cada uma ou duas semanas, isso irá depender do nível de condicionamento físico e limitações do praticante.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA REGULAR:
- Melhora a circulação sanguínea
- Diminuição da pressão arterial.
- Tonificação da musculatura.
- Elevação das reservas de energia nos músculos, o que aumenta a resistência.
- Fortalecimento do musculo cardíaco.
- Fortalecimento dos músculos envolvidos na respiração.
- Perda de gordura corporal.
- A prática regular de exercícios aeróbicos causa a liberação de endorfinas, substâncias que atuam como analgésicos naturais, além de combater o estresse, a depressão e ansiedade.
- Fortalecimento do sistema imunológico. Muitos estudos demonstraram que pessoas que praticam exercícios regularmente são menos vulneráveis a doenças virais, como gripes e resfriados.
- Maior disposição. O exercício físico pode deixá-lo cansado em curto prazo, durante e longo após os exercícios, porém, em longo prazo, é responsável por uma maior disposição e redução da fadiga nas tarefas do seu dia a dia.
Saúde e treino consciente sempre!
VOCÊ SABIA?
Que treinar, pode controlar a obsessão pelo cigarro. É muito comum escutar dos fumantes que eles não param de fumar para não engordar.
Um estudo feito nos Estados Unidos revelou que ex-fumantes que começam a se exercitar após largarem o vício apresentaram 84% mais chances de permanecer sem fumar, em relação ao grupo que não recebeu o mesmo incentivo.
Leave a reply